domingo, 4 de agosto de 2013

0

Sem passarela, crianças caminham sobre duto para ir à escola em São Paulo




Moradores da zona leste da capital se arriscam em tubulação da Sabesp para cortar bairros

Espremidos entre fábricas e uma escola, moradores dos bairros Jardim da Conquista e Vila Bela, na zona leste de São Paulo, usam um duto da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico) como passarela. Sem opção de rota, caminhões foram vistos cruzando os bairros e utilizando a tubulação como ponte. A cena foi flagrada pelo iG na última quinta-feira (1º). Entre problemas de saneamento básico e segurança, moradores pedem mais atenção do poder público.
Localizado nos arredores da rua Vila Bela, região central do bairro com o mesmo nome, o duto virou uma ponte entre os dois bairros. Segundo os próprios moradores, a ousadia já causou sérias consequências. Em um dia de chuva, um adolescente chegou a cair do local e levou pelo menos 20 pontos em uma das pernas.
"Mas eu não tenho escolha, para evitar o duto, eu teria que andar o triplo e cortar o morro por cima", explicou a dona de casa Maria da Penha Rocha, de 49 anos. Há apenas quatro meses no bairro, ela diz temer pela sua segurança e a dos filhos, que precisam caminhar por ali, para ir à escola.
Nas laterais da tubulação estão construídas fábricas de blocos e um centro educacional, o CEU São Rafael, destino de muitas crianças. Durante a visita do iG, meninas com idade entre 5 e 10 anos percorriam o traçar da tubulação sem medo. Para o representante da ONG Bala de Goma, que busca melhorias para a região, em temporada de chuva o local fica escorregadio e oferece riscos.


0 comentários:

Postar um comentário